Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NOTÍCIA


O que é Notícia:

Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente. A origem da palavra "notícia" provém do Latim, em que “notitia” significa “notoriedade; conhecimento de alguém; noção”.

É comum o uso do termo como sinônimo de "paradeiro", quando se pretender ter conhecimento sobre a situação de uma determinada pessoa. Por exemplo: “Tem notícia da nossa colega Maria Antônia?”.
Em Jornalismo, uma notícia se caracteriza por um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo, e cujo conteúdo é constituído por um tema político, econômico, social, cultural, etc.
As notícias são veiculadas ao público através da televisão, jornais, revistas e outros meios.
A narração de uma notícia de gênero jornalístico deve ser feita de modo exato, objetivo e imparcial. Nesse gênero de notícia, deve ser destacada a veracidade dos fatos, a clareza da linguagem e a objetividade do conteúdo.
As principais perguntas que devem ser respondidas para estruturar uma notícia são: "o quê?", "quem?", "quando?", "onde?", "como?", "por quê?", "como?".
A estrutura do texto jornalístico é chamada de "pirâmide invertida", pois a informação mais relevante da notícia deve aparecer logo no primeiro parágrafo. Nos parágrafos seguintes surgem outras informações por ordem decrescente de importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário